quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PGTIAE – SLAE/2011
Ferrameta analisada: JogaVOX
· Dupla: Tiago Borges e Sérgio Britto
Blog ( http://www.sbritoeducar.blogspot.com/)

Download e detalhes do software

http://intervox.nce.ufrj.br/jogavox
http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm

Descrição:
O sistema denominado Jogavox é uma ferramenta de criação interativa de jogos acessíveis
a deficientes visuais, que permite que um professor com pouco treinamento em computação
possa criar jogos de grande interesse. Não há restrição quanto à situação de deficiência visual
ou não, tanto para o desenvolvedor de jogos, quanto para o utilizador.

Assim, ele deve ser visto como um ingrediente importante e facilitador do acesso e da construção
do conhecimento pelos alunos incluídos em turmas regulares, pela perspectiva de valorização das
potencialidades encontradas em uma proposta de produção colaborativa. O projeto cria as bases
para que se torne factível que um grande número de docentes possam se apropriar da tecnologia
e de uma metodologia para criação de jogos pedagógicos inclusivos para diversas disciplinas.
Histórico:
O sistema Jogavox foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro,
como subproduto da dissertação de Mestrado da Prof. Érica Esteves da Cunha e da monografia de especialização
da Prof. Lidiane Figueira da Silva. As duas teses tiveram orientação do Prof. Josefino Cabral e co-orientação
do Prof. José Antônio Borges.


· Possibilidades Pedagógicas: (atividades e aplicação)

Podem ser criados jogos para diversas disciplinas, alguns jogos foram feitos por professores
do grupo de pós-graduação PGTIAE-UFRJ na disciplina de Educação inclusiva no ano de 2011.
Os jogos criados podem auxiliar o aprendizado dos alunos em sala de aula e a integração de
alunos com deficiência, em especial deficiência visual, com os colegas de classe.

· Análise técnica/interface:
O sistema Jogavox permite a criação de jogos por professores, inclusive professores
com deficiência visual, visto que sua interface gráfica tem um conceito semelhante ao
do software Dosvox.
Os arquivos referentes ao jogo (áudio e imagens) ficam em um diretório específico, neste mesmo
diretório fica um arquivo que contém o "código-fonte" do jogo, que tem a extensão .jog .
Este arquivo pode ser editado através de um bloco de notas, ou a programação pode ser feita através
da própria interface do programa, que é bastante indicado para que não se perca nenhuma informação
importante.

O código é aberto e a linguagem de programação delphi, que é orinda da linguagem pascal.

· Pontos a Favor:
Inclusão do aluno com deficiência em sala de aula, possibilidade de criação de jogos sem conhecimento
em linguagem de programação, software livre.

· Pontos contra:
A versão atual do programa não permite animações como flash e gifs animados.
Ainda não foi aprimorado o posicionamento de texto e
imagens nos lugares do jogo, mais precisamente nos slides.

· Considerações:
*ferramentas similares disponíveis:

Vídeos ilustrativo
http://intervox.nce.ufrj.br/jogavox/audiovisual.html

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